Mensagem Pastoral – Os Essênios

Mensagem Pastoral
Os essênios eram grupos de ascéticos que levavam a vida como monges, especialmente às margens do Mar Morto, nos dias da perseguição romana. Eles formavam um movimento nascido no seio do judaísmo, em protesto contra os sacerdotes. Eram uma ordem que se ramificou por todo o território palestino.
É possível que os essênios tenham exercido influência sobre o cristianismo nascente. Características do grupo: praticavam a pobreza pessoal e o celibato (embora havendo uma ordem terceira para os casados); viviam em obediência a superiores (escolhidos por eles mesmos); não se dedicavam ao comércio nem às armas, mas provinham seu sustento pelo trabalho manual (especialmente na agricultura).
Quanto às práticas religiosas, eles se caracterizavam por abluções rituais (lavagem do corpo); veneração de Moisés e dos anjos; oravam durante o sol da manhã; observância religiosa do sábado; abstinham-se do culto no Templo de Jerusalém e de sacrifícios de animais. Só depois de uma longa provação é que um candidato era admitido, por juramento, na comunidade de essênios.
A doutrina dos essênios concorda, em geral, com a doutrina dos fariseus. Segundo Flávio Josefo, os essênios tinham noção fatalista da providência e pregavam, sobre a alma, uma doutrina alheia ao judaísmo. Possuíam uma doutrina secreta, reservada somente aos iniciados
http://iasddutra.wordpress.com/2009/07/03/mensagem-pastoral-os-essenios/
.