A filosofia dos Essênios

A filosofia dos Essênios



Segundo o historiador judeu Flávio Josefo(37 d.C – 100 d.C)que com 16 anos viveu durante três anos com um mestre essénio e deixou documentos relatando as suas experiências.

De acordo com Josefo,os membros da Comunidade acordavam antes do nascer do Sol.
Permaneciam em silêncio e faziam suas preces até o momento em que um mestre dividia as tarefas entre eles de acordo com a aptidão de cada um.Trabalhavam durante 5 horas em atividades como o cultivo dos vegetais ou o estudo das escrituras.

Terminadas as tarefas,banhavam-se em água fria e vestiam túnicas brancas.Comiam uma refeição em absoluto silêncio,só quebrado pelas orações recitadas pelo sacerdote no início e no fim.Retiravam então a túnica branca,considerada sagrada,e retornavam ao trabalho até o pôr-do-sol.

Tomavam outro banho e jantavam com a mesma cerimónia.
Josefo também nos conta que os essênios tinham com o solo uma relação de devoção.

Um dos rituais comuns deles consistia em cavar um buraco de cerca de 30 centímetros de profundidade em um lugar isolado dentro do qual se enterravam para relaxar e meditar.
As refeições eram frugais,com legumes,azeitonas,figos, tâmaras e,principalmente, um tipo muito rústico de pão,que quase não levava fermento.Eles possuíam pomares e hortos irrigados pela água da chuva,que era recolhida em enormes cisternas e servia como bebida.

Além dela,as bebidas essénias se resumiam ao suco de frutas e "vinho novo", um extrato de uva levemente fermentado.
Os hábitos alimentares frugais e a vida metódica dos essênios garantiam-lhes uma vida saudável.Segundo Josefo,muitos deles teriam atingido idade extraordinariamente avançada.

Uma das principais obras que permitem o estudo sobre a filosofia essénia é um manuscrito encontrado em 1785 por um historiador francês em viagens pelo Egito e pela Síria. É um dialogo entre Josefo e o mestre essénio Banus a respeito das leis da natureza,sobre:

O Bem- Tudo aquilo que preserva ou produz coisas para o mundo,como "o cultivo dos campos,a fecundidade de uma mulher e a sabedoria de um professor".

O Mal- O que causa a morte,como a matança de animais.Por esse motivo,o sacrifício de animais, mesmo que para a alimentação,é condenável.

A Justiça- O homem deve ser justo porque na lei da natureza as penalidades são proporcionais às infrações.Deve ser pacífico,tolerante e caridoso com todos,"para ensinar aos homens como se tornarem melhores e mais felizes".

A Temperança- Sobriedade e moderação das paixões são virtudes,pois os vícios trazem muitos prejuízos à saúde.

A Coragem- Ela é essencial para "rejeitar a opressão,defender a vida e a liberdade".

A Higiene- Uma outra virtude essencial para os essênios para "renovar o ar, refrescar o sangue e abrir a mente à alegria".

O Perdão- No caso de as leis não serem cumpridas, a penitência é simples e para se obter o perdão, deve-se "fazer um bem proporcional ao mal causado".


Autoria:Beto Lopes
Empresário,Professor de Literatura Espanhola pela USP.Profundo conhecedor e estudioso de assuntos religiosos.Filiado a diversas instituições de cunho esotérico e Mestre de uma das mais antigas ordens iniciáticas.E-mail:betusko@ig.com.br


Orações Mágicas dos Essênios

A descoberta dos chamados Manuscritos do Mar Morto,no século 20,aumentou o interesse dos pesquisadores do Antigo e do Novo testamento sobre as comunidades da seita judaica dos Essênios,consideradas responsáveis pela elaboração desses manuscritos.

Admite-se hoje que as doutrinas dos Essênios,seu afastamento das coisas mundanas e seu estilo de vida comunitário influenciaram a aurora do cristianismo,e muitos acreditam que João Batista e o próprio Jesus estiveram em estreito contato com as comunidades essênias que pontilhavam os desertos da Palestina.

Nesses focos de devoção e busca foram elaborados esse exercícios espirituais,que chegaram até nós por meio da tradição oral e da Biblioteca de Qumran,na qual se encontraram alguns dos manuscritos do Mar Morto.

Tais doutrinas também são divulgadas pela Ordem do santuário (um ramo independente da Igreja Católica que trabalha com cura espiritual).O centro desse ensinamento era a árvore da Vida,associada à cabala judaica.Essa árvore, um pouco distinta da Cabala tradicional dos ocultistas judeus,possuía sete galhos que chegavam até o céu e sete raízes que se fundiam com a terra.

Isto se relaciona com as sete noites da semana, correspondendo aos sete arcanjos da Hierarquia Angélica. Nessa concepção, o homem está situado no meio da Árvore – suspenso entre o Céu e a Terra, e portanto dividido entre o Pai Celestial e a Mãe terrenal. A intenção dessas orações é fazer com que o homem se afine com estas forças, para poder sentir seu poderoso efeito transformador.


Oração para a manhã de sábado – Comunhão com a Mãe Terrenal.Em voz alta,diga:A Mãe Terrenal e eu somos um.Ela dá o alimento da Vida a todo o meu corpo!
Depois concentre-se e medite sobre a força dos frutos, grãos e plantas que cobrem o planeta. Sinta as emanações terrestres fluindo até você e fortalecendo o metabolismo de seu corpo.


Oração para a manhã de domingo – Comunhão com o Anjo da Terra. Em voz alta, diga: anjo da Terra, abençoa meus órgãos reprodutores e regenera todo o meu corpo!
Então, concentre-se e medite sobre a força do crescimento das plantas e do poder germinativo das sementes. Sinta o fluxo do Anjo da Terra transformando a sua energia sexual em força regenerativa.


Oração para a manhã de segunda-feira – comunhão com o Anjo da Vida. Em voz alta, diga: Anjo da Vida, abençoa meus membros e fortalece todo o meu corpo!
Medite a respeito das árvores e florestas. Sinta o seu corpo absorvendo a Força Vital que irradia da natureza.

Oração para a manhã de terça-feira – Comunhão com o anjo da felicidade. Em voz alta, diga: Anjo da Felicidade, desce até a Terra e confere a Beleza a todas as coisas!
Então, medite na cor do poente, no aroma de uma flor ou no canto de um pássaro. Saboreie essas sensações, recebendo as vibrações da Beleza.


Oração para a manhã de quarta-feira – comunhão com o anjo do Sol. Em voz alta, diga: anjo do sol, abençoa o meu centro solar e comunica o fogo da Vida a todo o meu corpo!
Em seguida, medite no Sol e em seus raios dourados. Sinta os raios solares penetrando pelo seu peito e sendo enviados por todo o seu organismo.


Oração para a manhã de quinta-feira – comunhão com o Anjo da Água. Em voz alta, diga: Anjo da água, abençoa o meu sangue e concede a Água da Vida a todo o meu corpo!
Depois, medite nas águas dos mares, rios e lagos. Sinta as correntes da água da Vida penetrando em sua corrente sangüínea.





Oração para a manhã de sexta-feira – Comunhão com o anjo do Ar. Em voz alta, diga: Anjo do Ar, abençoa os meus pulmões e insufla o Ar da Vida a todo o meu corpo!
Depois, medite no ar puro das montanhas e vales. Sinta o Ar da Vida invadindo seus pulmões


PAZ E BEM !
http://loiradobem.blogspot.com/2009/11/filosofia-dos-essenios.html